Informativo: Renova na Base

NOTA DA OPOSIÇÃO – RENOVA SEDUFSM



O Andes-SN, a ANPG, a UNE e a Fasubra convocaram a greve nacional da educação de 48h, para os dias 02 e 03 de outubro, contra o Future-se e pela recomposição dos orçamentos das universidades públicas – em um cenário de intensificação dos ataques do governo Bolsonaro às universidades e de dificuldade, ao menos no movimento docente, de mobilização da categoria.
Este cenário abrange, na UFSM, o corte de 75 das 1.283 bolsas de pós-graduação e de 13 bolsas de Pibic (de um total de 412), a não ampliação de vagas de concurso, além dos cortes orçamentários, que afetam de forma importante o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão, assim como o funcionamento geral da universidade até o fim de 2019.
O sectarismo da direção de nosso sindicato – a Sedufsm –, neste processo, colocou a categoria em um “beco sem saída”, ao opor a construção da greve por tempo indeterminado à greve nacional da educação dos dias 02 e 03 de outubro, vez que, em suas últimas Assembleias Gerais (AG), não se aprovou a adesão à greve nacional (48h) e nem o início da greve por tempo indeterminado (permanecendo a posição de indicativo de greve a ser remetido ao Setor das Federais do Andes-SN em sua próxima reunião em outubro).
Disso decorre a situação de isolamento dos/as docentes em relação ao sindicato, às demais categorias da UFSM (estudantes e técnicos-administrativos/as) e ao movimento nacional que aderiu à greve de 48h.

Tal política enfraquece ainda mais nosso sindicato e o movimento sindical docente em nossa universidade.
Destacamos que, à revelia da decisão encampada pelo sindicato a partir das AG, muitos/as docentes paralisaram suas atividades ontem (02/10) e hoje (03/10), o que expressa a disposição da categoria em construir a luta e a resistência.
É urgente uma nova política para o sindicato, que seja capaz de mobilizar a categoria, em um momento gravíssimo, para derrotar o governo Bolsonaro e seu projeto de nação e de educação.
Não aceitaremos o imobilismo, por isso, convidamos os/as colegas docentes a participar do Ato em Defesa da Educação, chamado pelo DCE/UFSM, a realizar-se hoje (03/10), às 16h na Praça Saldanha Marinho.

Venha dialogar conosco!

Contatos:
Márcia Morschbacher (docente do Centro de Educação) –
Email: mm.edufisica@yahoo.com.br
Belkis Bandeira (docente do Centro de Educação) –
Email: belkisbandeira@gmail.com
Laura Fonseca (docente do Centro de Ciências Sociais e Humanas) –
Email: laurafonseca.22@gmail.com
Everton Picolotto (docente do Centro de Ciências Sociais e Humanas) –
Email: epicolotto@gmail.com
Rosane Severo (docente do Centro de Tecnologia) –
Email: rbeatriz@icloud.com



Anúncios