Fórum Renova Andes na Marcha das Margaridas

No momento em que o governo Bolsonaro intensifica a sua ofensiva sobre as trabalhadoras e os trabalhadores do campo e da cidade, e sobre a universidade pública brasileira, no qual a luta unitária da classe trabalhadora é essencial para derrotá-lo, o Fórum Renova Andes-SN manifesta seu apoio à Marcha das Margaridas, que reúne mulheres de todo o país.

A Marcha foi criada em homenagem a Maria Margarida Alves, sindicalista assassinada em 1983 por enfrentar os senhores do açúcar em Alagoas. O lema dessa sexta edição é “Margaridas na luta por Brasil com soberania popular, democracia, justiça, igualdade e livre de violência”. As pautas de reivindicação das Margaridas são as pautas de toda a sociedade brasileira, como a defesa da previdência, da saúde, da educação, da terra e da água, entre outras. Vale destacar que a Marcha das Margaridas é a maior ação de mulheres da América Latina e esse ano contou com o reforço da primeira edição da Marcha das Mulheres Indígenas. A expectativa é reunir 100 mil Margaridas em Brasília.

Nós, do Fórum Renova Andes, propusemos no 64° Conad a inclusão na agenda do ANDES-SN a participação na Marcha das Margaridas, na perspectiva de somarmos nas lutas em curso e confluir para unidade necessária na construção de nova Greve Geral. Infelizmente não foi aprovado, sendo encaminhado para as seções sindicais a discussão sobre a participação ou não. Lamentamos o não apoio do Andes-SN à Marcha das Margaridas e seguimos alertando que a insistente política do ANDES-SN de isolamento das demais organizações sindicais e movimento sociais poderá nos levar à derrota, pois não contribui para o movimento docente se fortalecer diante dos ataques do governo Bolsonaro aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, à Educação e à universidade pública.

O Fórum Renova Andes fez a tarefa de casa, tirou delegações para participação na Marcha das Margaridas em Brasília e esteve presente, sinalizando que está conectado com os anseios da categoria e com as lutas por democracia, soberania e direitos. Só unidas/os poderemos por fim a esse governo de extrema direita e reestabelecer a democracia no Brasil.

Viva às Margaridas!!!

ESTE TEXTO É ASSINADO PELAS PROFESSORAS E PROFESSORES QUE COMPÕEM O FÓRUM RENOVA ANDES – em 14 DE AGOSTO DE 2019.

Anúncios