A Adufes, o planeta Andes e a velocidade da Luz

Por Ana Carolina Marsiglia

Em 20/04/18, houve convocação de reunião do GT de Política Educacional (GTPE) da Adufes. Nessa reunião, um dos encaminhamentos dados foi que enviássemos um convite para entidades que viessem a participar das atividades preparatórias do III Encontro Nacional de Educação (ENE). O ENE é uma ação da Coordenação Nacional das Entidades em Defesa da Educação Pública e Gratuita (Conedep), da qual o Andes participa. A preparatória, pode ser municipal, regional, estadual… Então, a Adufes deve protagonizar a chamada para que as entidades participem da preparatória do ENE no Espírito Santo.

Voltando à reunião de VINTE DE ABRIL, foi definido que a diretoria da Adufes deveria informar aos membros do GTPE quais eram as entidades que seriam convidadas, o que ocorreu em 24 DE ABRIL.
NO MESMO DIA (24/04), fiz a seguinte sugestão: “enviar convite para as entidades, mas também para o Centro de Educação (secretariacentrodeeducacao@gmail.com), solicitando que encaminhem o convite aos 18 núcleos ou laboratórios do Centro, que atuam sobre os mais diversos temas da educação. Além disso, pedir que os núcleos/laboratórios divulguem junto aos seus fóruns e entidades-membros. Por exemplo, o NEPALES é secretaria do FOPALES; o NEDI é secretaria do FOPEIES…; o LAGEBES atua junto à ANFOPE; o LAHIS trabalha com a ANPUH…”.

No dia DEZOITO DE MAIO, às 9h41, enviei a seguinte mensagem: “Bom dia! Gostaria de relembrar o encaminhamento desses convites [para o CE] para a reunião dia 24/5. Até agora não recebemos nada informando sobre ela. Atenciosamente, Ana Carolina”. Na mesma data (DEZOITO DE MAIO), às 14h44, a comunicação da Adufes disparou o convite ao Centro de Educação.

Vocês me acompanharam, gente? Foram 30 dias para mandar um e-mail convidando os núcleos e laboratórios a participar! E só foi enviado depois de eu insistir, tanto para sermos incluídos como para “relembrar” (lembrar?) do combinado. Com a agenda que todos nós temos, sempre cheia, é fato que muitos não comparecerão.

Daí, a gente não vai e sabe o que é obrigado a escutar? “As pessoas estão alienadas. Elas não se interessam pelo sindicato”. Quem está alienado? Quem está sendo excluído? Quem está trabalhando, de verdade, NA BASE?

E sabe o que é pior (sim, tem pior!)? A reunião está marcada para dia 24/5, às 17h. 24 de maio, lembra alguma coisa a vocês? A mim lembra… É o PRIMEIRO DIA DA CONAPE!!! E a Adufes estará fazendo reunião do ENE… Esse é o planeta Andes; esse é o planeta Adufes, minha gente!

Anúncios