Manifesto de apoio dos docentes da UNEB à Chapa 2 – Renova Andes

Nos dias 9 e 10 de maio ocorrerão as eleições do ANDES-SN e, diferente dos anos anteriores, teremos uma chapa de oposição à atual diretoria. Entendemos que esta é uma oportunidade para renovarmos o nosso sindicato nacional, que há muito se distanciou da capacidade de enfrentamento aos ataques que a democracia vem sofrendo em nosso país e não demonstra capacidade de mobilizar a categoria. Prova disso é que não esboça nenhum esforço para desvincular a representação sindical docente da CONLUTAS, única central sindical que declarou apoio à prisão política de Lula, colocando-se ao lado do discurso golpista e distanciando-se do sentimento de luta da grande maioria dos trabalhadores e trabalhadoras em educação.

Precisamos de um sindicato que recupere a capacidade de mobilização, que atue na defesa das conquistas populares, das garantias constitucionais dos trabalhadores, bem como atenda às reivindicações específicas dos docentes do ensino superior e engaje-se na luta frente ao estado de exceção cuja repressão se expressa através de mecanismos policial e judicial. O ANDES precisa estar no Movimento sem Cortes, na Marcha pela Ciência e em outros movimentos que se erguem diante o contingenciamento imposto pelo Presidente ilegítimo Michel Temer.
Para sairmos do imobilismo e do isolamento em que se encontra a nossa categoria, para uma efetiva campanha de defesa das universidades estaduais, pela unificação dos embates em prol de orçamentos, salários, carreiras, condições de trabalho, formação e organização que esteja à altura dos desafios deste tempo histórico, nós, professores e professoras da Universidade do Estado da Bahia – UNEB declaramos nosso apoio à chapa 2 – RENOVA ANDES e conclamamos a todos e todas a votarem nessa chapa.

Docente da UNEB, assine o manifesto aqui.

Amélia Tereza Maraux – Departamento de Educação – Campus XIV
Aurea da Silva Pereira Santos – Departamento de Educação 2
Edleusa Nery Garrido – DEDC I
Janeide Bispo dos Santos – Campus XI
José Ricardo Moreno Pinho – DEDC II
Luzeni Ferraz de Oliveira Carvalho – Campus X
Maria Almeida de Oliveira – Departamento de Educação
Maria das Graças de Andrade Leal – Campus V
Marluce Freitas de Santana – DCHT XXI
Núbia dos Reis Ramos – DEDC I
Osmar Moreira dos Santos – DEDC II
Raimundo Nonato Pereira Moreira – DEDC II
Rosana mara chaves Rodrigues – DEDC I
Vera Lúcia Costa Vale – Departamento de Ciências Exatas e da Terra

Anúncios