Quem somos

No encerramento do 35º Congresso do ANDES-SN, em janeiro de 2016, docentes-delegados de dez instituições de ensino superior, os quais já vinham se reunindo desde a greve das IFES de 2012, constituíram o Fórum Renova ANDES-SN. Naquele momento, a situação do País era gravíssima, estava em curso o golpe de estado judiciário contra o qual o povo brasileiro se mobilizou e luta contra suas consequências e desdobramentos.

O Fórum Renova ANDES-SN se fortaleceu justamente pelo fato de que a atual diretoria do ANDES-SN e seus apoiadores haverem recusado como “centralidade da luta” a batalha contra o golpe e contra o ajuste fiscal, recusando, por conseguinte, todas as iniciativas unitárias que, então, as centrais sindicais e movimentos sociais já estavam tomando com este eixo.

A partir daí, o Fórum Renova Andes-SN vem organizando os docentes que se opõem a esta orientação da diretoria do ANDES-SN, buscando congregar todos aqueles que querem uma outra orientação para o sindicato.

Em 2020, seguimos nesta luta para renovar e fortalecer o nosso Sindicato Nacional. Construímos uma chapa de oposição à atual diretoria do ANDES-SN para oferecer, nestas eleições, uma alternativa voltada para recuperar a conexão entre os ANDES-SN e o conjunto de seus filiados e filiadas.

Uma renovação do ANDES que  seja capaz de enfrentar o momento atual, com seus gravíssimos efeitos sobre a categoria docente e defender mais serviços públicos, necessários para manter e ampliar as Universidades, os CEFETS e Institutos Federais. Para isso, é preciso um Sindicato Nacional mais próximo da base e, ao mesmo tempo, mais aberto a  atuar junto com as associações científicas, os movimentos sociais, o Movimento Estudantil, os Técnico-administrativos e os demais trabalhadores terceirizados da Educação e suas organizações.

Nós, professores e professoras, precisamos de uma liderança nacional, presente, forte, que escute e apoie as suas bases para enfrentar a atual realidade de ataques aos nossos direitos e conquistas, à educação e à nossa democracia.

De 3 a 6 de novembro, vote Chapa 2 e vamos renovar o nosso Sindicato Nacional e somar forças em nossas lutas.