Saudamos o dia 19 de maio: todos juntos com as professoras e professores em luta

Neste dia 19 de maio, dia de luta docente, com mobilizações, manifestações e paralisações, o Fórum Renova ANDES se dirige à categoria para saudar todos e todas que neste momento resistem aos graves ataques do Governo Bolsonaro à educação, ao povo e à nação.

Barrar a PEC 32 (“Reforma” Administrativa) é a tarefa da hora. Nesta hora precisa, pende sobre todos nós a ameaça da PEC 32, que visa a destruir os serviços públicos tal como os conhecemos até hoje. A PEC 32 destrói as bases constitutivas do serviço público profissional:

– Elimina o concurso público como forma exclusiva de ingresso no serviço público. Acaba com a distinção entre trabalhadores de carreira e cargos de confiança, abrindo a porteira para a contratação universal por nomeação do governante de plantão. Iguala ainda os trabalhadores fornecidos por cooperativas, terceirizados, precarizados em geral aos estatutários, outra medida para, com o tempo, substituir todo o pessoal por mão de obra sem vínculo e direitos. Cria o chamado vínculo de experiência para os concursados, os quais, após um período experimental, poderiam ser reclassificados e inclusive perder a vaga conquistada em concurso.

– Destrói a estabilidade dos servidores. A medida expõe os servidores estatutários à vontade dos governantes de turno, permitindo a perseguição, as ameaças e mesmo a demissão dos que não compartilham da opinião política do Executivo e das chefias intermediárias.

– Instrumentos de cooperação. Passa a ser permitida a contratação de cooperação entre o poder público e a iniciativa privada, que estará autorizada a executar serviços públicos e usufruir de estruturas do Estado.

– Concentra poderes no chefe do Poder Executivo da União: Confere à Presidência da República o poder de criar, transformar e extinguir cargos comissionados, de liderança e assessoramento; criar, fundir, transformar ou extinguir ministérios, órgãos, autarquias e fundações por meio de decreto.

Como se vê, é a existência da saúde, da educação, enfim do direito do povo a ter serviços públicos que está em jogo. É nossa existência que está na alça de mira de Bolsonaro e Guedes. A PEC 32 é a principal ameaça do período, o que exige do Sindicato Nacional colocar em prática a prioridade desta luta, como decidiu o 11º CONAD Extraordinário do ANDES-SN.

Recompor o orçamento das IFES. Não é casual que a aceleração da votação da PEC 32 se dá no mesmo momento em que Bolsonaro corta o orçamento das universidades, Institutos Federais e CEFETs. Os casos da UFRJ, da UFPR, da UFBA, entre outras, que já anunciaram a impossibilidade de seguir funcionando por absoluta falta de verbas, são apenas a ponta do iceberg. A liberação pelo Governo de um montante de recursos, o que resultou das denúncias, é completamente insuficiente para o funcionamento normal das instituições. É preciso revogar a EC 95 para assegurar a existência de nossas instituições de ensino superior.

Retirada definitiva do PL 5595. O PL 5595, que torna a educação serviço essencial, que imediatamente permitiria aos patrões e ao Estado obrigar docentes a voltar às aulas presenciais sem atenderem a pauta obrigatória para tal (vacina pelo SUS, testagem em massa, readequação das instalações, etc.), mas que também bloquearia o direito de greve da categoria, foi retirado de pauta no Senado. É preciso conquistar sua retirada definitiva da pauta do Parlamento.

Colocar na rua a luta salarial. A pretexto da pandemia, mas já vindo do período anterior, Bolsonaro e os governos estaduais e municipais têm aplicado o congelamento dos salários e das carreiras da categoria docente e de todo o serviço público. Temos de assegurar que o 19 de maio bote o bloco na rua da luta pela recomposição do salário, no âmbito federal e no âmbito de cada instituição estadual e municipal. A conquista salarial faz parte do combate à PEC 32 e da destruição que ela traz.

Companheiras e companheiros,
O atual estado de mobilização é insuficiente para estes grandes e decisivos desafios. A reação por meio de notas de repúdio, de lives, twitaços, panelaços, importante e necessária, não será capaz, por si só, de derrotar estes ataques do Governo Bolsonaro.

Os povos vizinhos, notadamente o chileno e o colombiano, nos mostram que é preciso reconhecer a pandemia e seus perigos, mas é preciso também que nossas entidades discutam os meios organizativos, com base nos protocolos sanitários, para começar a voltar à luta presencial.

Este 19 de maio de lutas pode e deve se transformar num marco da retomada plena do combate de professoras e professores. Que ele seja o início de novos tsunamis da educação, urgentes para deter Bolsonaro e sua sanha de destruição.

Saudamos a todos e todas que se mobilizam neste dia e propomos todos e todas a dar os passos necessário para derrotar Bolsonaro.

CANCELEM A PEC 32, JÁ!

RECOMPOSIÇÃO DO ORÇAMENTO DAS INSTITUIÇÕES!

RETIRADA DO PL 5595!

REAJUSTE IMEDIATO DOS SALÁRIOS!

Brasília, 18 de maio de 2021
FÓRUM RENOVA ANDES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here