Não há dúvida: a atual diretoria da ADUNEB fez uma gestão combativa, de luta e de mobilização em defesa dos direitos e das reivindicações dos docentes da UNEB.
Desenvolveu intensa atividade de construção da resistência contra os ataques do governo golpista de Michel Temer e, depois, de Bolsonaro no plano nacional, bem como do governo estadual de Rui Costa, do PT, que, em contradição com o mandato que recebeu da maioria do povo da Bahia, também atacou direitos e desenvolveu uma política de negar aos trabalhadores e trabalhadoras dos serviços públicos e, em particular, aos docentes das universidade públicas da Bahia, suas reivindicações e garantias salariais e de carreira conquistadas anteriormente. O exemplo maior foi a luta contra a reforma da previdência, que teve na atual gestão da ADUNEB um centro de apoio fundamental.
A atual diretoria da ADUNEB é independente e de luta; a prática mostrou isso. É todo o contrário de uma recente declaração caluniosa de um ex-diretor do ANDES-SN. A ação da ADUNEB tem reforçado a construção da mais ampla unidade dos trabalhadores e trabalhadoras com suas organizações, para defender os direitos, para defender a Educação e a Ciência, e defender a universidade pública.
Essa luta deve continuar, agora nas difíceis condições impostas pela pandemia, para continuar a defesa da categoria contra os ataques do governo Bolsonaro, em particular contra a PC Emergencial (que corta salários dos servidores), contra a reforma Administrativa (que acaba com a estabilidade e com os concursos no serviço público), contra os ataques à Educação Pública (com o desmonte do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia) e contra qualquer eventual ataque vindo do governo Rui Costa.
Por isso o Renova ANDES declara o seu apoio à chapa 2 – RENOVA ADUNEB, que está disputando a eleição para a diretoria da ADUNEB, que será realizada entre os dias 16 e 18 de fevereiro próximo.
Todo apoio à chapa 2 – RENOVA ADUNEB!
Brasília, 03 de fevereiro de 2021
Fórum Renova ANDES.