Nota | Solidariedade aos(às) colegas da UFABC que tiveram seminário invadido por hackers

A Chapa 2 – Renova ANDES-SN vem, por meio desta nota, expressar sua total solidariedade com os e as colegas do Programa de Pós-Graduação de Economia Política Mundial da UFABC que tiveram seu seminário interno de pesquisa invadido por um grupo de hackers que inviabilizaram a atividade. Nossa solidariedade, em especial, à professora Maria Caramez Carlotto, que coordenava a atividade, e aos professores Muryatan Barbosa e Flávio Thales Francisco, que falariam no evento de lançamento do livro “A razão africana”, em uma atividade realizada em parceria com o curso de Relações Internacionais e com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros desta mesma universidade.

Invasões de atividades acadêmicas e científicas têm se tornado cada vez mais comum no país, especialmente no contexto da pandemia.

Destaque-se que a inexistência de plataformas públicas e seguras para a realização de atividades virtuais, bem como a ausência de treinamento em protocolos claros de segurança e de apoio técnico adequado aos e às docentes têm potencializado esses ataques no atual contexto. Isso reforça o argumento da Chapa 2 de que o ANDES-SN precisa construir e reivindicar uma pauta clara de proteção para o trabalho em atividade remota emergencial.

Mas, mais do que isso, preocupa o caráter sistemático desses ataques, que ao que tudo indica, miram todas as ciências, mas particularmente as humanas e sociais, em especial quando a temática envolve a questão racial, de sexualidade, gênero, bem como debates sobre desigualdade em geral, em especial de uma perspectiva crítica. É mais um triste exemplo dos ataques sistemáticos que temos sofrido, como docentes, no contexto de ascensão do obscurantismo e do negacionismo. Mais do que nunca, precisamos de um sindicato forte, capaz de agir de forma contundente em defesa da categoria docente no livre exercício de sua atividade.

Não é possível que atuemos nas nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão sob o signo do medo. Mais do que nunca, nossa solidariedade deve vir com uma mensagem clara: é hora de fortalecer nossa entidade coletiva de proteção e defesa, o ANDES-SN.

Renova ANDES-SN – Chapa 2

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here