Nota em solidariedade à ADUFERPE e a Erika Suruagy

EM SOLIDARIEDADE À ADUFERPE E ERIKA SURUAGY ASSIS DE FIGUEIREDO

EM REPÚDIO ÀS INTIMIDAÇÕES E ATAQUES DE JAIR BOLSONARO À DEMOCRACIA

PELA CAMPANHA NACIONAL EM DEFESA DAS LIBERDADES DEMOCRÁTICAS

Nós, docentes do Fórum RENOVA ANDES-SN, vimos através desta nota tornar pública nossa solidariedade à ADUFERPE e toda a sua diretoria, e em especial à professora Dra. Erika Suruagy Assis de Figueiredo, dirigente sindical, vice-presidente da ADUFERPE, autora do livro “As ações afirmativas na Educação Superior: Política de Inclusão ou Exclusão?”, que estão sendo atacados com medidas policiais pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, pelo fato de terem cumprido deliberação de Assembleia de Docentes da UFRPE, e propagarem a verdade dos fatos sobre a pandemia e as mortes por COVID-19 no Brasil, que são o resultado de uma política genocida. A entidade encaminhou esta decisão através de um consórcio com outras entidades que tornou viável tal denúncia por meio de outdoors na cidade de Recife.

Manifestamos nosso repúdio à atitude intimidatória, antidemocrática do presidente da República, com a abertura de um processo de “inteligência policial”, contra a ADUFERPE e sua ex-presidenta e atual vice-presidenta, Erika Suruagy Assis de Figueiredo.
Repudiamos, ainda, todas as formas de ataques às Universidades, Institutos Federais, CEFETs, Colégios de Aplicação, através de cortes orçamentários, ingerência em currículos, nas liberdades de cátedra e na autonomia didática e pedagógica, que são garantidas pela Constituição Brasileira de 1988.

A gravíssima situação de ataques às instituições de ensino, pesquisa e extensão requer uma grande mobilização nacional. Neste sentido, conclamamos à diretoria do ANDES-SN a buscar a mais ampla unidade com a CNTE, CONTEE, SBPC, ANFOPE, FORUMDIR, ANPED, e outras instituições democráticas que defendem a educação e a ciência, a se manifestarem, através de uma campanha nacional, de todas as entidades, contra este ataque às pessoas, às organizações, às universidades, às entidades científicas e sindicais, que lutam pela vida digna, pelas liberdades democráticas e pela autonomia das instituições públicas de ensino.

NÃO NOS CALARÃO!

EM DEFESA DA EDUCAÇÃO, DA CIÊNCIA, DA SAÚDE!

EM DEFESA DA VIDA! VACINAÇÃO JÁ PARA TODOS, PELO SUS, TESTAGEM EM MASSA, AUXÍLIO EMERGENCIAL DE R$ 600,00, CONTRA AS PEC 32, 186, 187, 188, CONTRA AS PRIVATIZAÇÕES!

PELO FIM DO GOVERNO BOLSONARO!

Salvador, 12 de março de 2021.
FÓRUM RENOVA ANDES-SN

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here