
As professoras e professores que compõem o Fórum Renova Andes repudia, veementemente, as injúrias, calúnias e difamações feitas, por meio de fake news, que somos defensores da FUNPRESP (Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo) e do PROIFES (Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico).
Cabe ressaltar que, em 03/05/2018, nas propostas da chapa 2 – Renova Andes, durante a campanha para a direção do Andes-SN, além de outras, postulamos:
“Enfrentar o FUNPRESP e seus congêneres estaduais, na perspectiva da defesa da previdência, assistência e saúde públicas, em regime de solidariedade entre as gerações”; e, também,
“ Afirmar a necessidade da unificação dos trabalhadores e das trabalhadoras docentes, lutando para recuperar para o ANDES-SN os setores que dele se afastaram nos últimos anos, seja pela vontade divisionista de segmentos como o PROIFES, seja em função da política da atual direção, baseada na ideia de um “sindicato dos lutadores” (senha para a implantação de um regime de pensamento único no sindicato)”
(vide o link: https://renovaandes.org/2018/05/03/conheca-as-propostas-da-chapa-2-renova-andes/).
As notas estatísticas do Censo da Educação Superior (2018), o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) – apresentam dados alarmantes sobre os docentes. De um quantitativo de 384.475 docentes, 173.868 são docentes em exercício de instituições públicas. Questiona-se: Quantos estão sindicalizados???? O número não chega a 70 mil docentes, ou seja, mais 100 mil professoras e professores estão fora do sindicato. Qual é a avaliação sobre estes números?? Como avaliam o isolamento? O afastamento da base e a não inserção nos grandes fóruns? Por que da atual diretoria agir com métodos e pautas desconectadas da categoria?
Isso posto, reafirmamos o ANDES-SN como o legítimo representante das professoras e dos professores das instituições federais de ensino.
Assina este documento: Coordenação Nacional do Fórum Renova Andes.
25/09/2019