Nota de repúdio aos ataques de Hackers à Faced/UFBA

Toda solidariedade aos Grupos de Pesquisa GEPEC, LEPEL, NERA, GeograFAR, e ao NEEPA, à professora Celi Tafarel e demais participantes.

No último dia 14 de setembro de 2020, a sala virtual onde ocorria o Webinário Internacional e a VII Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária, Agroecologia e Soberania Alimentar (VII JURA 2020), organizado e realizado conjuntamente pelos Grupos de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (LEPEL/FACED), o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo (GEPEC/FACED), o GeograFAR – Projeto Integrado de Pesquisa “A Geografia dos Assentamentos na Área Rural” do Instituto de Geociências, o Nera – Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e o NEPPA – Núcleo de Estudos e Praticas em Políticas Agrárias, sob a coordenação da Professora Dra. Celi Taffarel, ocorreu um ataque cibernético desferido por hackers.

Segundo o relato dos participantes “A sala virtual em que acontecia o evento foi invadida de forma massiva, por milicianos cibernéticos que projetaram vozes e imagens que impediram o direito de fala, na tentativa de agredir e constranger todos/as que acompanhavam a atividade virtual, gritando, xingando, proferindo palavras violentas de cunho pornográfico, fascista e desorganizando o encontro”.

Essa invasão de hackers é uma tentativa de intimidar e de calar os docentes, estudantes e demais participantes dessa atividade de discussão e formação, com o objetivo de impedir aqueles que, na difícil situação em que se encontra a Universidade no Brasil, querem continuar a sua tarefa de produzir conhecimento, discutir a situação do país e encontrar caminhos para ajudar o povo a romper o cerco imposto pelo governo Bolsonaro e seus apoiadores à maioria da população, para atacar direitos, privatizar serviços públicos e entregar as riquezas de nosso país.

Trata-se de um ataque à Universidade, à Educação e à democracia. É inaceitável e deve ser repudiado por todos aqueles que defendem a democracia, o livre pensar e o livre debate na Universidade. Esse ataque é o resultado da política do governo Bolsonaro de desprezo pela Ciência, pela pesquisa e pela autonomia da Universidade, como demonstra a nomeação de interventores em diferentes instituições federais de ensino.

O Renova ANDES-SN se solidariza com a professora Celi Taffarel e com todos os participantes daquele evento, manifesta seu repúdio aos ataques e exige da UFBA a apuração dos fatos e a punição dos responsáveis por esse ato fascista.
Nos dirigimos à direção da APUB Sindicato e do ANDES-SN, nosso sindicato nacional, para que também se engajem na exigência de apuração desse fato gravíssimo, no repúdio a esse ataque fascista e na punição de seus autores.

NÃO NOS CALARÃO! NÃO ARRANCARÃO A VOZ DE NOSSAS GARGANTAS!
HAVEREMOS DE VENCER!
FORA BOLSONARO!

Salvador, 20 de setembro de 2020.
FÓRUM RENOVA ANDES-SN

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here