MÉTODO DOS CONGRESSOS E CONADS

Nos últimos congressos temos tido diversas discussões sobre como melhorar o funcionamento de nossas atividades, seja para evitar que nossos debates e votações se prolonguem pelas madrugadas, prejudicando a participação de muitas e muitos, seja para reduzir o número de dias destes eventos, ou para modificar o funcionamento dos Grupos Mistos, de modo a que as pessoas possam escolher os grupos em que estarão participando, o que é ainda mais relevante para as sessões sindicais com reduzido número de participantes que, ocasionalmente, não conseguem estar presentes nos grupos que discutem as propostas oriundas destas mesmas sessões. Até mesmo uma comissão foi nomeada, no (inserir número) Congresso, tendo suas contribuições sido avaliadas e votadas posteriormente.

Embora reconheçamos que esta comissão trouxe alguns avanços, entendemos que somente uma reorganização mais profunda de nossos Congressos é que poderá resolver os problemas que ainda os atravessam.

Desta forma, esta proposta busca apresentar uma proposta de reordenamento de nossos congressos, visando fundamentalmente aprofundar o debate sobre as questões centrais da atuação de nosso sindicato sobre os temas já tradicionais a partir dos quais nos organizamos.

Concretamente, se propõe a substituição dos atuais Textos de Apoio e Textos de Resolução, que abordam uma infinidade de itens e subitens que precisam ser discutidos e votados um a um, por teses-guia que deverão conter propostas de resoluções sobre o tema que cada tese-guia esteja tratando. Estas teses-guia serão inicialmente discutidas nos grupos mistos, para aprofundamento de debate e serão votadas nas plenárias deliberativas, bem como os adendos que tenham sido propostos no caderno anexo.

Isso também implica, obviamente, uma modificação na atual estrutura destes cadernos. Assim o caderno principal deverá conter as teses-guia relativas à cada um dos temas do congresso e o caderno anexo deverá apresentar as propostas de adendos a serem votadas, a partir da definição da tese-guia vencedora em cada plenária (o que significa que cada proposta de adendo deve indicar a qual (quais) tese(s)-guia se refere).

Por fim, esta proposta indica a necessidade de um espaço específico, durante o congresso, para a realização de encontros abertos dos diversos Grupos de Trabalho existentes no ANDES-SN, aproveitando a presença de delegados, delegadas, observadores e observadoras para ampliar a participação nestes espaços de discussão de nosso sindicato.

TR:

  1. O calendário dos congressos do ANDES-SN passará a ter a seguinte estrutura, com a definição dos horários a cargo das comissões organizadoras de cada congresso:
1º Dia 2º Dia 3º Dia 4º Dia 5º Dia
Credenciamento

Plenária Abertura

Regimento

TEMA II – Debate nos grupos mistos sobre teses guia e adendos TEMA III – Debate nos grupos mistos sobre teses guia e adendos Livre TEMA IV – Debate nos grupos mistos sobre teses guia e adendos
Conjuntura Apresentação e votação das tese guia e adendos Apresentação e votação das tese guia e adendos Encontros

dos Grupos de Trabalho do ANDES-SN

Apresentação e votação das tese guia e adendos
Conjuntura   FESTA   Plenária de Encerramento
  1. Os grupos mistos terão caráter de debate das teses-guia sobre cada ponto, não realizando votações, para além de aspectos organizativos do funcionamento de cada grupo.
  2. Os cadernos de texto deverão conter as teses-guia, que serão específicas de cada ponto, bem como os textos de conjuntura.
  3. Os cadernos de anexos deverão conter os adendos a serem apresentados (aditivos, supressivos ou modificativos) às resoluções constantes das teses-guia. Desta forma, cada proposta de adendo deve indicar a qual (ou quais) teses-guia ela se refere.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here