O Renova ANDES luta pela categoria do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), principalmente neste momento de ensino remoto emergencial, por condições adequadas de trabalho e autonomia no exercício de trabalho.
Há muito demandamos ao Sindicato Nacional para que realize o levantamento, junto às Associações de Docentes e Seções Sindicais, do perfil, características e situações de vulnerabilidade dos(as) docentes dos Institutos Federais, Colégios de Aplicação e CEFET.
O levantamento deve abordar as situações de assédio moral, dificuldades de capacitação, doenças ocupacionais, incidência de implementação na prática do Escola com Mordaça, dentre outras.
É necessário fazer um levantamento da situação do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), da avaliação da implementação da proposta e do pagamento dos retroativos – que precisam ser pagos para os(as) docentes que ainda não receberam seus valores.
O ANDES-SN vai atuar para valorizar a carreira docente com campanhas publicitárias e a formação de grupos de trabalho sobre a carreira.
Vamos discutir e lutar pela valorização e a capacitação da categoria!