De novo? De novo? De novo?
Professoras e professores, em uma eleição do ANDES-SN, voltam a ativar a central de boatarias e fake news contra o Renova ANDES (a exemplo das campanhas da direita mundial) sobre possíveis associações ao Proifes, aparelhamento e etc.
Mas de novo? Sim, de novo! Onde estão as propostas para a categoria docente? E a defesa da universidade pública? Dos Institutos Federais? Dos Colégios de Aplicação? Das nossas condições de trabalho? E a unidade, de fato, contra o governo Bolsonaro?
Esses ataques com boatos e fake news encobrem o motivo de existir uma chapa de oposição. O grupo que está à frente do ANDES-SN e que compõe e apoia a Chapa 1 há mais de década é que nos deve explicações.
Por que se omitiram quanto à defesa da categoria, da universidade pública e Institutos Federais?
Por que defenderam greves enormes contra os governos que chamam “de conciliação de classes” e se negaram a assumir que sofríamos um golpe, que traria (e trouxe!) um processo de destruição massiva dos nossos direitos?
Por que se recusam a fazer unidade (de fato e não no discurso!) contra o governo Bolsonaro? Negam a participação no Fórum Nacional do Popular de Educação, negam a participação na Marcha das Margaridas?
Por que hoje há um esvaziamento permanente das assembleias docentes, a despeito dos esforços empreendidos pelas diretorias das seções sindicais?
Por que os professores que entram nas universidades hoje não se interessam em se filiar ao sindicato?
Não há como negar! As últimas gestões do ANDES-SN, com sua política isolacionista, sectária e que se nega a ouvir e estar próxima dos problemas reais da categoria, é que tem afastado professoras(es) e renunciado a que os novos docentes se filiem.
Não vimos uma campanha nacional direcionada à população para defender a categoria docente e a universidade pública, tão atacados nos últimos anos. Nenhuma proposta de defesa das condições de trabalho para a categoria docente e da necessidade da oferta do ensino remoto. Ficamos isolados nas nossas instituições sem uma liderança sindical nacional que favorecesse uma grande discussão sobre o assunto. Nenhum aceno foi feito às regionais para ouvir a base! Um conjunto de notas de repúdio foi o que as últimas gestões do ANDES-SN empreenderam.
Nós, do Renova ANDES, atuamos nas diretorias de diversas seções sindicais do Andes-SN e, em todas elas, empreendemos as lutas pela categoria docente, em defesa da universidade pública, dos serviços públicos e da classe trabalhadora. Em nenhuma dessas diretorias, incentivamos a desfiliação ou atuamos contra o ANDES, ao contrário, temos provas incontestáveis de que espalham fake news a nos associar a outro sindicato!
Reafirmamos nosso compromisso com o ANDES-SN como representante legítimo da categoria docente! Carregamos seu nome no nosso, afinal, somos Renova ANDES! Formamos uma chapa com 83 companheiros, com todas as dificuldades que nos impõem a atual conjuntura, e os recursos escassos que dispomos para a campanha. Vivenciamos os desafios do ensino remoto e ainda assim estamos com toda garra para assumir o ANDES-SN!
Somos o Renova ANDES! Queremos que nosso sindicato volte a representar, de fato, a categoria e, por isso, queremos discutir propostas!
Quem não tem mais como justificar seu imobilismo, pretende desvirtuar novamente as discussões com fake news!
Dá licença com suas fake news que queremos passar com propostas para a categoria docente!
Somos o Renova Andes – Chapa 2 – aqui se respira luta e propostas!
Por um Sindicato de todas e todos os docentes.