Chegou a eleição do ANDES-SN e, pela segunda vez seguida, duas visões de sindicato estarão em disputa. Aquela identificada com 20 anos de controle da entidade e a que o Fórum Renova ANDES pretende representar.
Na presente conjuntura, o Fórum Renova ANDES entende que é, mais do que nunca, necessário um ANDES-SN que fortaleça sua relação com o conjunto dos 70 mil filiadas e filiados e recupere sua capacidade de dialogar com os quase 300 mil docentes do ensino superior que estão afastados da organização sindical. Retomar e enfatizar a natureza sindical do ANDES-SN, com foco na luta em defesa dos salários, da carreira, do ensino e da ciência e tecnologia, matéria prima de nosso ofício e elementos decisivos para o desenvolvimento e soberania nacionais, é tarefa primordial e inadiável de uma nova diretoria do nosso sindicato.
Uma ampla unidade em defesa da universidade
É fundamental que o ANDES-SN recupere sua vocação de dialogar com o conjunto do setor da educação, com os servidores federais da educação básica, profissional e tecnológica (SINASEFE), técnicos administrativos das Instituições de Enisno Superior (FASUBRA), os estudantes (UNE, UBES, ANPG), com os trabalhadores da educação básica (CNTE e CONTEE), e, no conjunto, com o Fórum Nacional Popular de Educação. O nosso sindicato precisa retomar um diálogo com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e com as demais entidades científicas, com todas as organizações que sejam capazes de se somar à resistência frente ao conjunto de ataques que a nossa categoria vem sofrendo.
POR NOSSOS SALÁRIOS CARREIRAS, retomar a natureza sindical do ANDES-SN e fortalecer sua relação com a categoria
Trata-se de estabelecer pontes que fortaleçam nossa característica de sindicato de trabalhadores e trabalhadoras, em conjunto com a classe, e também ressaltando as características próprias de nossa categoria, no que diz respeito aos diferentes espaços em que ele se organiza e debate. A atuação sindical não pode ser vista como oposta às nossas atividades docentes, mas parte inseparável desta. Esta é uma condição necessária para que o ANDES-SN volte a dialogar com o conjunto das professoras e professores.
Por isso, o Fórum Renova ANDES se apresenta mais uma vez como uma chapa que toma para si a reponsabilidade de colocar estes problemas fundamentais para a reinserção do sindicato na base, num momento em que é necessário a defesa das Instituições de Públicas de Ensino Superior, dos direitos mais elementares da classe trabalhadora e do povo, da ciência e da liberdade de pesquisar, de ensinar e aprender. Num momento como este o Fórum Renova ANDES assumirá plenamente sua responsabilidade de propor um ANDES-SN de todas e todos, revitalizando sua vida desde a base, sem o que não será possível ajudar a abrir um caminho para o fim do Governo Bolsonaro e da violência que ele exerce sobre a universidade e a sociedade.
enfrentar o governo Bolsonaro e sua violência contra a universidade, o ensino, a Ciência e Tecnologia, e toda a sociedade
Conheça o Fórum Renova Andes
As primeiras articulações nacionais do movimento que viria a ser o Renova ANDES aconteceram em 2013, sob o impacto da avaliação da greve das IFES de 2012. Mas foi em 2016, em Curitiba, que delegados presentes no Congresso do Sindicato Nacional se reuniram e lançaram o Fórum Renova ANDES. A intolerância e sectarismo que comandava a vida do sindicato era tal que houve, no plenário do Congresso, manifestações que questionavam o direito de existência de uma oposição sindical! Em 2018, o Renova lançou sua chapa à eleição do Sindicato, obtendo cerca de 45% dos votos totais.
No início de 2020, durante o 39º Congresso do ANDES-SN, realizamos nossa Convenção para lançar uma nova chapa, encabeçada pela professora Celi Taffarel (UFBA) e pelos professores Antônio Pasquetti (UNB) e Paulo Opuszka (UFPR), juntos com mais 79 professoras e professores de todo o país.
Queremos você nesta construção! Entre em contato com um docente do Renova e saiba mais sobre nosso Fórum. E, na eleição de 12 e 13 de maio, vote chapa 2!