O fórum Renova Andes preparou este jornal com um conjunto das contribuições para o próximo congresso do Andes que foram elaboradas coletivamente por dirigentes e ativistas de AD´s de várias universidades, centros e institutos de todo o país. Nosso objetivo é que esse conjunto de propostas – preparadas e divulgadas com antecedência – possa permitir uma ampla e rica discussão nas lutas e na eleição das delegações ao congresso em assembleias, diretorias de seções e entre os diferentes coletivos e agrupamentos que compõem nossa categoria. Um verdadeiro congresso democrático e de base deve permitir que toda a categoria tenha acesso aos debates e propostas, que possa participar da formulação de iniciativas e ter espaço para se expressar e ser respeitada em sua diversidade.

O ano de 2022 será certamente marcado por um embate decisivo não somente em relação a defesa das universidades, IFs e centros de pesquisas em que atuamos, mas sobre os destinos do nosso próprio país. Precisamos derrotar Bolsonaro e seus generais, os governadores e prefeitos alinhados com sua política de destruição da nação brasileira e dos nossos direitos. Nossa capacidade de contribuir para a mais ampla unidade desde o povo trabalhador, do qual o movimento docente é parte, estará relacionada às iniciativas do Andes em formular e aplicar propostas concretas que mobilizem nossa categoria.

Nesse sentido, apresentamos aqui propostas concretas para o próximo congresso do Andes que debatem os problemas e saídas para nossa categoria retomar seu protagonismo e recuperar seus salários, a carreira, a defesa das aposentadorias e condições de trabalho. Mas também alinhar o Andes por uma outra política voltada para a defesa da democracia nas universidades, a retomada dos investimentos públicos em ciência e tecnologia, o que significa ampliar e fortalecer o leque de alianças que permita superar a política de isolamento sectário da atual diretoria. A dinâmica dos congressos, da eleição de delegados e a própria eleição para a diretoria devem ser aperfeiçoadas. O debate está aberto e chegou a hora de virar o jogo. Vamos renovar o Andes, defender as universidades públicas e os investimentos em ciência, vamos vencer Bolsonaro.

Acompanhe nossas principais TR’s:

Campanha Salarial nas IFES: Reposição das perdas inflacionáriasjá!

Barrar a transferência das aposentadorias e pensões das IFES ao INSS

Intensificar a luta para pôr fim às intervenções do governo Bolsonaro nas IFES

A LUTA POR POLÍTICAS PÚBLICAS PARA C&T NO BRASIL

PELO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS NAS IES, IFs e CEFETs

MÉTODO DOS CONGRESSOS E CONADS

TEMA III – PLANO GERAL DE LUTAS

I – PLANO DE LUTAS DO SETOR DAS IEES/IMES

PELA REFILIAÇÃO DO ANDES-SN AO DIEESE

NA CRISE SEM PRECEDENTES, QUE LUGAR O ANDES-SN DEVE OCUPAR?

Os/as proponentes estarão no Caderno de Texto do 40° Congresso do Andes-SN.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here